Soluções para climatização e aquecimento central.
Ar condicionado | Bomba de Calor | Salamandra | Recuperador de calor

Link site oficial

quinta-feira, 18 de março de 2021

Ar condicionado manutenção

Limpeza do ar condicionado

Um dos aspetos mais importantes na manutenção do ar condicionado passa pela limpeza dos filtros, e é fácil compreender o motivo. Uma vez que a unidade de ar condicionado se encontra num espaço fechado não existe renovação de ar. Com o passar do tempo os filtros vão acumulado várias categorias de bactérias e ácaros do pó que flutuam no ar da divisão. É necessário intervir com regularidade para manter uma qualidade de ar saudável e livre de bactérias e ácaros que são muito prejudiciais à sua saúde.

manutenção ar condicionado

Limpeza do sistema de drenagem

O equipamento de ar condicionado além dos filtros da unidade interna tem também um sistema de drenagem resultante da condensação da água atmosférica pela oscilação de temperatura produzida pelo equipamento. Assim sendo o sistema de drenagem serve para capturar esta água, porem o sistema de drenagem por vezes resulta em águas paradas que com o passar do tempo torna-se um ambiente perfeito para o surgimento de colónias de bactérias nocivas à saúde. Para evitar que estas colónias se desenvolvam é necessária uma manutenção regular como o objetivo de localizar e eliminar este potenciais problemas de saúde. 

Um dos grandes problemas das unidades de ar condicionado internas é gotejamento, ver o seu aparelho pingar, significa uma necessidade urgente de realizar uma manutenção do sistema de drenagem do seu ar condicionado.  O que ocorre é um entupimento no canal de escoamento, não permitindo a livre circulação da drenagem. Consequentemente, por excesso o líquido cairá no ponto mais elevado de todo o sistema de drenagem, neste caso na unidade de ar condicionado interna, conhecido também por spliter.

 

Assegurar a eficiência energética com a manutenção regular

Como já referimos o equipamento acumula com o seu normal funcionamento, sujidade proveniente do ar. Com o decorrer do tempo se não realizar uma manutenção acumulada a troca de temperatura do equipamento com a atmosfera perde eficiência. O pó cria uma barreira física à circulação do ar na unidade de ar condicionado. Isto consequentemente cria um aumento de consumo energético, pois terá de trabalhar muito mais tempo para atingir o mesmo resultado. 

 


 

Falta de manutenção produz despesas elevadas

Sim, é verdade, a falta de manutenção do ar condicionado pode significar despesas elevadas. Conforme já pode compreender a manutenção afeta diretamente o equipamento, quando se acumulam resíduos o funcionamento do equipamento energético é alongado para atingir o mesmo resultado. Dito isto é fácil compreender que a exigência do equipamento é superior, terá de trabalhar de forma exaustiva para produzir o resultado pretendido. Isto leva a um desgaste precoce das peças internas do seu equipamento. Fica aqui o nosso conselho, faça a manutenção atempadamente e evite assim custos com reparações.

Assim concluímos que a manutenção do ar condicionado quando realizada a tempo e horas produz os seguintes benefícios.

  • Melhora a qualidade do ar
  • Assegura a sua saúde
  • Melhora a eficiência energética do equipamento
  • Evita custos elevados de reparação

A manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente consoante o tempo de utilização que o equipamento sofre.

Em regra geral um equipamento com uma utilização intensiva deve sofrer manutenção com maior frequência, o aconselhado para estes casos é uma manutenção regular semanal. Nos equipamentos cuja utilização é moderada o período de manutenção não deve ser feita a cada 2 semanas. Nos equipamentos de utilização esporádica como os períodos de manutenção dilatam e a exigência de manutenções frequentes baixam para uma intervenção preventiva mensal.

Intervenção de manutenção profissional

A manutenção profissional de ar condicionado é extremamente importante aliada a manutenção preventiva. Os nossos profissionais asseguram a limpeza interna do seu equipamento, com produtos específicos que atuam de forma profunda na limpeza do equipamento. Os filtros devem também ser renovados de acordo com a periodicidade estipulada pelo fabricante (que normalmente são de 12 meses) o momento da intervenção de manutenção profissional é perfeito para a substituição dos mesmos por um profissional técnico certificado.

A intervenção de manutenção de ar condicionado por um profissional de deve ser realizada periodicamente porem varia consoante a utilização e a exigência do ambiente. Hospitais e industria químicas devido à exigência elevada da qualidade de ar devem ter programadas manutenções em períodos de 3 meses. Lojas de atendimento ao público, clínicas e cozinhas industriais o período de manutenção aumenta para períodos de 6 meses e por fim residências e escritórios as manutenções devem ser executada pelo menos 1 vez ao ano.

Partilhar:

Relacionados:

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por participar no nosso blog, visite o nosso site oficial.