Recuperadores de calor com ventilação de ar forçada
O recuperador de calor é uma excelente solução para quem tem lareira e pretende melhorar a sua eficiência. O recuperador de calor otimiza a recuperação térmica através de materiais no seu interior com capacidade de capturar o calor e radiar com maior intensidade e perpetuando no tempo. Mesmo após a queima o equipamento conseguirá difundir o calor acumulado.
Vantagens de recuperadores de calor
Quando comparado com uma lareira convencional o recuperador de calor tem inúmeras vantagens. Os gases produzidos pela combustão não são misturados com o ar da sua casa, todos os gases são lançados para a atmosfera fora da sua casa. A segurança é melhorada, visto que não existe acesso direto entre a chama e o espaço envolvente permite total confiança para virar costas ao equipamento sem receios ou uma constante observação contra potenciais perigos de incêndio, inclusivamente o risco de asfixia por inalação de monóxido de carbono é eliminado por completo. Existem outros aspetos de menos importância, mas de interesse tais como a redução de sujidade, eliminação de cheiros desagradáveis a fumo.
Existem dois géneros, com ou sem ventilação forçada
Os recuperadores de calor podem ser simples, ou seja, sem ventilação forçada, neste caso a troca térmica é feita gradualmente, indicado para uma divisão apenas.
No caso dos recuperadores de calor com ventilação de ar forçado, a troca térmica é melhorada e o efeito de aquecimento é sentido num menor prazo tempo. Outra das vantagens é o facto de poder canalizar por uma instalação de tubagens internas previamente construidas, ar quente, assim o calor produzido será encaminhado para todas as divisões da sua casa que se encontrem interligadas à conduta de ventilação. Estas interligações só são possíveis através do ar forçado, de outra forma o ar quente não chegaria as divisões pretendidas e seria perdido. No exemplo apresentado na imagem podemos compreender o funcionamento do fluxo de ar forçado. Como se observa nas setas vermelhas o ar aquecido é forçado a seguir para as áreas que se pretendem aquecer, insuflando assim as áreas com ar quente.
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado por participar no nosso blog, visite o nosso site oficial.