Bazuca europeia prevê mais de 45 mil milhões de euros para Portugal ainda este ano 2021.
Em resposta a crise europeia a união europeia preparou um pacote de recuperação de 1,8 biliões de euros, Portugal prevê receber mais de 45 mil milhões de euros nesse programa de recuperação económica.
O plano de recuperação junta o orçamento plurianual para
2021 a 2027, no valor de 1,07 biliões de euros com o fundo de recuperação no valor de 750 mil milhões de euros. Esta injeção de capital apelidada de “Bazuca” é de grande importância, o fundo de
recuperação será financiado com dívida contraída pela comissão europeia nos mercados, representado a união dos 27, mais de metade do valor será destinado
aos estados-membros a fundo perdido.
Com grande dificuldade e trabalho, a cimeira pode chegar a um acordo entre os chefes de estado e de governo do grupo 27 com um compromisso sobre o pacote de recuperação “Bazuca”.
Nos próximos 7 anos, Portugal irá receber 30 mil milhões de euros do orçamento, acrescentado de 15,3 mil milhões de euros em subvenções. Há ainda a possibilidade de Portugal solicitar novos empréstimos se assim as necessidades o exigirem.
As principais prioridades destinadas ao governo Português é dar resposta social face à pandemia apostando no Sistema nacional de saúde e na habitação. Promover a criação de novos empregos através de novos investimentos.
Quanto às áreas mais afetadas o Executivo vai alojar mais verbas, o projeto já foi apresentada em Bruxelas, identificando as áreas mais vulneráveis.
Portugal vê assim prever investir 1,6 mil milhões de euros ao nível da habitação destacando o objetivo de apoiar 26,000 famílias, em função do plano de recuperação e resiliência (PRR) com acesso a verbas comunitárias em resposta à pós-crise COVID-19.
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado por participar no nosso blog, visite o nosso site oficial.